Tutoriais CEAD

O Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB) tem apoiado o desenvolvimento de projetos e disciplinas de graduação que usem as tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de um ensino inovador.

Aqui estão reunidas algumas sugestões de softwares, aplicativos e outras ferramentas para o desenvolvimento de sua aula ou curso, seja presencial ou a distância.

É importante o planejamento das atividades pelo docente uma vez que as tecnologias são apenas um suporte para o processo de ensino-aprendizagem.

Obs.: Nos quadros abaixo, clique na palavra/oração em verde para acessar o tutorial/ curso em questão.

Criação de Sala de aula virtual

MOODLE

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância gratuita baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos).

Acesse nosso material de formação:

Caso necessite de algum apoio, entre em contato com a equipe: apoioaprender@ead.unb.br


MICROSOFT TEAMS

Plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

A Microsoft oferece dentro do projeto "Microsoft Educator Center", dois cursos sobre o programa:

  1. Criação e acompanhamento de espaços de aula colaborativos
  2. Organize grupos e gerencie recursos em sala de aula

No canal oficial da Microsoft Brasil no youtube, é possível assistir:


Encontros online (Webconferências)

BigBlueButtonBN no Moodle: Permite web conferências e também a gravação do vídeo que fica disponível aos estudantes cadastrados na disciplina/turma pela plataforma Aprender (Moodle) que disponibiliza esse recurso.

Plataforma da RNP: O acesso do(a) docente é por meio da comunidade CAFe, da qual a UnB faz parte. Selecione a instituição UnB. O usuário é o e-mail completo utilizado na Universidade (usuario@unb.br) e a senha é a mesma do acesso ao e-mail da UnB. É importante lembrar que a plataforma não oferece suporte nativo para gravação e disponibilização dos vídeos gravados.

Microsoft Teams: Participe de webconferências com qualquer pessoa. Obtenha recursos como assistência de agendamento, anotações de reuniões, compartilhamento de tela, gravação de reuniões e mensagens instantâneas.

Whatsapp: As chamadas em grupo do Whatsapp permitem que você converse com até oito participantes.

Gravação de aulas

Gravação de videoaulas:

O CEAD conta com equipe de audiovisual e estúdio de gravação disponível para todos os docentes da UnB. Conheça nosso espaço de gravação e venha produzir sua videoaula: comunicacao.cead@ead.unb.br

Gravação de podcast:

Além de ser uma ótima ferramenta para introduzir, esclarecer ou até mesmo aprofundar alguma temática da sua disciplina, pode também ser utilizado como um recurso de feedback de tarefas avaliativas.

Recursos Visuais

Antes de produzir seus conteúdos e atividades educacionais, leia algumas orientações sobre o planejamento de disciplinas com o uso de tecnologias.

Abaixo trazemos tutoriais de alguns softwares focados na produção de recursos visuais para sua sala de aula.

  • GoConqr: Criação de recursos visuais e interativos (quizzes, mapas mentais, flashcards, slides, fluxogramas)
  • Timetoast: Criação de linhas do tempo dinâmicas com imagens e possibilidade de compartilhamento público
  • Canva: Criação de peças gráficas como banners, apresentações, pôsteres e outros.
  • Prezi: Criação de apresentações não lineares animadas e dinâmicas

Atividades avaliativas

Existem softwares que permitem o desenvolvimento de atividades avaliativas síncronas ou assíncronas. A partir do planejamento do docente, é possível usar esses recursos para criação de enquetes, avaliação de aprendizagem entre outras.

  • Socrative: Os estudantes compartilham a compreensão do conteúdo respondendo a perguntas de avaliação formativa em vários formatos: questionários, votações através de perguntas rápidas, bilhetes de saída e corridas no espaço.
  • Kahoot: Plataforma de aprendizado baseada em jogos divertidos e pedagógicos com geração de ranking. É possível responder testes de conhecimentos gerais criados pela comunidade ou produzir perguntas específicos sobre um assunto para compartilhar com os seus amigos.
  • MentiMeter: Criação de apresentações e encontros interativos onde quer que você esteja em tempo real com enquetes, quiz, nuvens de palavras, perguntas & respostas e mais. [Por Engenheiro de Plantão]

O Moodle Aprender também oferece uma lista de recursos como fóruns, questionários, lição, tarefa entre outros. Veja como configurar essas atividades da sua disciplina no Moodle, clicando aqui.

ilustrações por Ouch.pics

Da UnB Agência

Tutoriais CEAD

O Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB) tem apoiado o desenvolvimento de projetos e disciplinas de graduação que usem as tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de um ensino inovador.

Aqui estão reunidas algumas sugestões de softwares, aplicativos e outras ferramentas para o desenvolvimento de sua aula ou curso, seja presencial ou a distância.

É importante o planejamento das atividades pelo docente uma vez que as tecnologias são apenas um suporte para o processo de ensino-aprendizagem.

Obs.: Nos quadros abaixo, clique na palavra/oração em verde para acessar o tutorial/ curso em questão.

Criação de Sala de aula virtual

MOODLE

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância gratuita baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos).

Acesse nosso material de formação:

Caso necessite de algum apoio, entre em contato com a equipe: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


MICROSOFT TEAMS

Plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

A Microsoft oferece dentro do projeto "Microsoft Educator Center", dois cursos sobre o programa:

  1. Criação e acompanhamento de espaços de aula colaborativos
  2. Organize grupos e gerencie recursos em sala de aula

No canal oficial da Microsoft Brasil no youtube, é possível assistir:


BigBlueButtonBN no Moodle: Permite web conferências e também a gravação do vídeo que fica disponível aos estudantes cadastrados na disciplina/turma pela plataforma Aprender (Moodle) que disponibiliza esse recurso.

Plataforma da RNP: O acesso do(a) docente é por meio da comunidade CAFe, da qual a UnB faz parte. Selecione a instituição UnB. O usuário é o e-mail completo utilizado na Universidade (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e a senha é a mesma do acesso ao e-mail da UnB. É importante lembrar que a plataforma não oferece suporte nativo para gravação e disponibilização dos vídeos gravados.

Microsoft Teams: Participe de webconferências com qualquer pessoa. Obtenha recursos como assistência de agendamento, anotações de reuniões, compartilhamento de tela, gravação de reuniões e mensagens instantâneas.

Whatsapp: As chamadas em grupo do Whatsapp permitem que você converse com até oito participantes.

Gravação de aulas

Gravação de videoaulas:

O CEAD conta com equipe de audiovisual e estúdio de gravação disponível para todos os docentes da UnB. Conheça nosso espaço de gravação e venha produzir sua videoaula: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gravação de podcast:

Além de ser uma ótima ferramenta para introduzir, esclarecer ou até mesmo aprofundar alguma temática da sua disciplina, pode também ser utilizado como um recurso de feedback de tarefas avaliativas.

Recursos Visuais

Antes de produzir seus conteúdos e atividades educacionais, leia algumas orientações sobre o planejamento de disciplinas com o uso de tecnologias.

Abaixo trazemos tutoriais de alguns softwares focados na produção de recursos visuais para sua sala de aula.

  • GoConqr: Criação de recursos visuais e interativos (quizzes, mapas mentais, flashcards, slides, fluxogramas)
  • Timetoast: Criação de linhas do tempo dinâmicas com imagens e possibilidade de compartilhamento público
  • Canva: Criação de peças gráficas como banners, apresentações, pôsteres e outros.
  • Prezi: Criação de apresentações não lineares animadas e dinâmicas

Atividades avaliativas

Existem softwares que permitem o desenvolvimento de atividades avaliativas síncronas ou assíncronas. A partir do planejamento do docente, é possível usar esses recursos para criação de enquetes, avaliação de aprendizagem entre outras.

  • Socrative: Os estudantes compartilham a compreensão do conteúdo respondendo a perguntas de avaliação formativa em vários formatos: questionários, votações através de perguntas rápidas, bilhetes de saída e corridas no espaço.
  • Kahoot: Plataforma de aprendizado baseada em jogos divertidos e pedagógicos com geração de ranking. É possível responder testes de conhecimentos gerais criados pela comunidade ou produzir perguntas específicos sobre um assunto para compartilhar com os seus amigos.
  • MentiMeter: Criação de apresentações e encontros interativos onde quer que você esteja em tempo real com enquetes, quiz, nuvens de palavras, perguntas & respostas e mais. [Por Engenheiro de Plantão]

O Moodle Aprender também oferece uma lista de recursos como fóruns, questionários, lição, tarefa entre outros. Veja como configurar essas atividades da sua disciplina no Moodle, clicando aqui.

ilustrações por Ouch.pics