Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Instituto de Letras: Departamento de Linguística, Português e Letras Clássicas/UnB

No contexto atual, os países estão tomando decisões e medidas preventivas e emergenciais para conter o avanço do COVID-19. Escolas e Universidades têm, por sua vez, se mobilizado na promoção de ações que possibilitem o acesso ao ensino. Nesse contexto, a aula on-line torna-se uma opção diante da realidade atual para promover a interação entre professor e estudante, além de assegurar a continuidade das atividades acadêmicas.

Entre as soluções tecnológicas e pedagógicas para o ensino não presencial destacamos um bem difundido no meio acadêmico, o Microsoft Teams, pertencente ao pacote Office 365 Education da Microsoft.

O Teams é um software que permite a criação de um ambiente de aprendizado remoto por meio de uma sala de aula on-line. Esse ambiente possibilita conexões virtuais, envio de tarefas e de arquivos, criação de conversas com a turma e chats personalizados. Os serviços são oferecidos por uma plataforma acessível para qualquer aparelho smartphone, tablet, PC ou navegador de SmartTV e também possui uma versão gratuita para alunos, professores e equipe administrativa.

Vamos entender o que a Microsoft Teams permite fazer? Vejamos algumas de suas funções:

• Criar salas colaborativas e gerenciar as atividades escolares nelas inseridas;
  • Compartilhar materiais de aula para os alunos cadastrados a partir de seus e-mails;
  • Realizar aulas remotas e depositá-las em armazenamento em nuvem (Google Cloud; OneBox; OneDrive etc);
  • Utilizar os aplicativos do Office 365 (Word; Excel; PowerPoint, dentre outros) de maneira integrada à plataforma;
  • Acessar outros aplicativos na plataforma, como: Exchange, School Data Sync, OneDrive, Sway. Forms, Stream e SharePoint;
  • Acompanhar individualmente as atividades e as ações de cada aluno cadastrado;
  • Adaptar as tarefas individualmente de cada aluno conforme suas necessidades;
  • Personalizar as notificações com emojis, gifs, figuras e outros recursos interativos, dentre outras possibilidades.

Para acessar o Teams, é muito fácil, vejamos os passos a seguir:

1º Passo: abra o sítio www.office.com no seu navegador da Web.

2º Passo: coloque seu e-mail e a senha (o cadastro é gratuito para professores, alunos e equipe administrativa das instituições de ensino, procure se informar em sua unidade).

3º Passo: selecione o aplicativo Teams na página principal.

Para criar uma sala de aula, também é um processo rápido e simplificado. Siga as instruções a seguir:

1º Passo: selecione Teams, clicando no botão Teams na barra de aplicativos.

2º Passo: quando o Teams abrir, clique no ícone “Criar uma equipe ou ingressar nela”.

3º Passo: escolha o tipo de equipe que quer criar: “Classe” (professor e alunos); “PLC” (grupo de professores); “Equipe” (administração e gestão escolar) ou “Outro” (clubes de leitura, grupos de estudo, dentre outros).

4º Passo: dê um nome à equipe (para se organizar entre as diversas turmas que possa criar e gerenciar, uma sugestão é seguir essa sequência: Disciplina – Série/Ano - Escola) e uma descrição (item opcional), depois clique no botão “Próximo”.

5º Passo: insira os e-mails de seus alunos e o seu próprio e-mail nas abas nomeadas “Alunos e Professor”, clicando no botão “Adicionar”. Ao finalizar o cadastro de todos os e-mails, clique no botão “Finalizar”.

6º Passo: a sua equipe foi criada e você pode utilizar os diversos recursos da plataforma, clicando no botão “Carregar materiais e aula” ou buscar ajuda para descobrir como usar os demais recursos da plataforma, clicando no botão “Encontrar ajuda e treinamento”.

Algumas ponderações podem ser feitas a respeito do software Teams. Embora se tenha uma versão gratuita, que está sendo amplamente divulgada, também existe uma versão paga, que oferece recursos distintos. Na versão gratuita do Teams, encontramos os seguintes limites:

Quantidade

Número máximo de membros

Armazenamento de arquivos

2 GB/usuário e 10 GB de armazenamento compartilhado

A ferramenta na versão gratuita também não permite reunião agendada, nem gravação de reunião. Outro recurso que não é disponibilizado é o de chamadas telefônicas e conferências de áudio. Para o setor administrativo, não são oferecidas ferramentas de gerenciamento de usuários nem relatórios de serviços. Para maiores informações das diferenças entre a versão gratuita e a paga, acesse o link clicando aqui.

Ainda considerando essas limitações, o Teams é uma ferramenta que pode contribuir para esse momento de contingenciamento do ensino presencial, já que possibilita o ensino não presencial.

Para maiores esclarecimentos, adicionamos links que oferecem informações e dicas sobre o uso e as aplicações do Teams:

• Treinamento em vídeo do Microsoft Teams, da Microsoft: Acesse aqui
  • Teams para Alunos, da Professora Andréia de Cássia: Acesse aqui