Criação de playlist de vídeos para ensinar e aprender
Nestes tempos de distanciamento social, os filmes, as lives streamings, os talkshows, e-conferences e as videoaulas tornaram os sites de vídeos uma ferramenta indispensável em nossas rotinas!
Aqui, vamos dar o exemplo do Youtube, por ser o site de hospedagem de vídeo mais utilizado, mas você pode usar o Vimeo ou outro site.
O Youtube foi criado em 2005 e é uma das mais conhecidas plataformas de compartilhamento de vídeos. A plataforma permite que você pesquise, baixe e compartilhe vídeos, armazene-os em uma biblioteca, crie pastas personalizadas (playlists) e, ainda, permite que você tenha um canal, em que poderá armazenar seus próprios vídeos ou se inscrever em canais de outros. Antes de prosseguir, aproveite para conhecer melhor as funcionalidades do Youtube.
Playlist é um conjunto de vídeos compilados, por você, em sua biblioteca do Youtube em pastas que levam nomes personalizadas. As playlists podem ser compartilhadas com outras pessoas, quando tornadas públicas, ou não. Além de sua playlist, a biblioteca tem um histórico de seus acessos mais recentes e vídeos que você marcou para assistir mais tarde. É importante mantê-la atualizada, incorporando novas produções ou retirando aquelas que não atendem a seus critérios. Você também poderá subdividir sua playlist em novos tópicos, de acordo com seus objetivos de ensino.
Tenho, em minha biblioteca, várias playlists com assuntos do meu interesse: talento e superdotação, projetos de crochê, música favoritas, entre outros. Como ministro na graduação e na pós-graduação disciplinas sobre criatividade, tenho uma playlist contendo 192 vídeos com depoimentos, entrevistas, resumo de livros, resultados de pesquisas e TEDs (conferências curtas) de pesquisadores, empresários e professores renomados na área. Lembre-se de que criar e gerenciar uma playlist é uma tarefa simples e gratuita.
Como fazer para criar e gerenciar uma playlist
Passo 1: abra uma conta no Youtube (lembre-se de que pode ser em outro site de hospedagem também)
Se você não tem uma conta no Gmail, será preciso abrir uma conta e fazer um cadastro – veja aqui um tutorial
Passo 2: crie uma playlist
Existem vários tutoriais que ensinam a como criar e salvar vídeos em sua playlist. Recomendo que acesse os seguintes links:
1) Tutorial 1;
2) Tutorial 2.
Passo 3: compartilhe a playlist
Depois de criar sua playlist, você poderá compartilhar o link, convidar pessoas para colaborar com sua ampliação ou, ainda, publicá-la em um canal privado. Assista aos tutoriais a seguir, que contêm o passo a passo de cada uma dessas possibilidades:
1) Como compartilhar vídeos ou canais – Tutorial.
2) Como incorporar vídeos de outras playlists – Tutorial.
3) Como criar uma playlist colaborativa – Tutorial.
4) Publicar playlist em um canal privado – Tutorial.
5) Como copiar e editar listas de outros youtubers – Tutorial.
Recomendações Pedagógicas
As possibilidades de uso de uma playlist, com uma pitada de imaginação e criatividade, podem ser infinitas! Então, para começar, vamos sugerir algumas menos complexas.
Compartilhando o link de uma playlist
Dica: numere os vídeos de sua playlist cujo link irá compartilhar. Isso facilitará a execução das atividades em sala de aula.
a. Atividade coletivas
i. Debate entre grupos compostos por dois ou três estudantes – o grupo escolherá até três vídeos para conduzir o debate, enfatizando pontos divergentes e convergentes dos pontos de vista apresentados nos vídeos selecionados;
ii. Apresentação/síntese - os estudantes podem montar uma apresentação com trechos dos vídeos assistidos e fazer uma síntese das principais ideias apresentadas;
iii. Vídeo novo – os estudantes devem criar um novo vídeo, apresentando facetas que não foram contempladas nos vídeos selecionados;
iv. Temas relevantes - se sua playlist for pequena, os grupos podem assistir a todos os vídeos e definir tópicos a serem contemplados para a gravação de novos vídeos.
b. Atividades individuais
i. Cada estudante escolherá um vídeo e apresentará uma análise comparativa com teorias e tópicos da unidade em estudo;
ii. Cada estudante proporá novas perguntas ou tópicos a serem pesquisados a partir do que foi formulado nos vídeos assistidos;
iii. Cada estudante deve assistir a um número determinado de vídeos e gravar sua própria TED (miniconferência com no máximo 18 minutos), apontando os principais desafios a serem superados com relação ao tópico estudado – veja exemplos em:
Convidando os estudantes para contribuírem com uma playlist colaborativa
a. É preciso criar uma playlist em sua conta e inserir os contatos de todos os alunos;
b. Estabeleça, junto aos estudantes, a priori, os critérios para a montagem da playlist. Desta forma, será possível compilar vídeos que sejam relevantes para o estudo em questão. Este trabalho de pesquisa é interessante se você ainda não tem uma playlist ou se precisa ampliar ou atualizar uma;
c. Se não há material suficiente na Web, os estudantes podem ser desafiados a produzirem os vídeos e salvá-los na playlist da disciplina. Esses vídeos podem ser compartilhados no futuro com outros estudantes;
d.Depois que todos colaborarem com a playlist, os vídeos poderão ser avaliados a fim de comporem a versão final da playlist. Nesse caso, será necessário elaborar critérios de exclusão ou de inclusão na playlist.
Criando um canal privado para a disciplina
a. Neste caso, você poderá disponibilizar aos alunos o canal privado da disciplina que contém sua biblioteca de recursos: playlist, videoaulas e outros recursos;
b. Você poderá criar, dentro do canal, espaços interativos com a participação dos estudantes, agregando, ao longo do semestre, a contribuição de todos;
c. Ao final do semestre, é importante atualizar o canal, removendo ou agregando vídeos e recursos para o próximo semestre.
Avaliando a colaboração em uma playlist ou participação em um canal
a.Estabeleça critérios para a qualidade da participação ou postagem quanto ao conteúdo, qualidade de som e imagem, duração, criatividade (inovação, riqueza de detalhes), entre outros;
b.Estabeleça uma quantidade de pontos para cada critério a ser seguido;
c.Informe aos estudantes com antecedência esses parâmetros;
d. Importante: leve em consideração o processo, pois é possível que o produto final - por questões de limitações técnicas, procedimentais ou por falta de equipamentos e conexão – não expresse todo tempo empenho, energia ou recursos dedicados ao projeto em termos de seu planejamento e execução;
e. No caso de apresentação de novos vídeos, considere os papéis de cada estudante nas três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Veja algumas dicas: clicando aqui.
Benefícios e Limitações
A tendência dos estudantes é escolher os vídeos de menor duração. Daí a importância de indicar critérios, como o total de minutos assistidos ou assistir a um vídeo de curta duração e outra de média ou longa duração, ou definir as categorias: assistir a um TED, a uma entrevista e a uma videoaula, ou, ainda, vídeos vinculados a um ou dois tópicos específicos. É possível fazer uma indicação aleatória, por exemplo, o aluno ou grupo “x” vai assistir aos vídeos de 1 a 3 e assim sucessivamente... se o tamanho de sua playlist permitir. Na minha experiência, a atividade funciona melhor quando os estudantes escolhem o que querem ver.
Algumas dicas para Solução de Problemas
Em geral, os sites de hospedagem têm uma central de ajuda. Busque essa central e você logo encontrará apoio para sua dúvida.