Profa. Dra. Flávia Motoyama Narita

Instituto de Artes - Departamento de Música/UnB

Educação como um ato (trans)formador tanto para docentes quanto para discentes requer uma relação dialógica, crítica e humanizadora. Se, em uma aula presencial, buscamos conhecer quem são noss@s estudantes para diagnosticar saberes que eles já trazem, conhecer suas expectativas e tentar um maior engajamento, podemos e devemos buscar estratégias similares de aproximação e socialização nos ambientes virtuais de aprendizagem.

Glazier (2016) demonstra que a construção de uma relação mais humanizada no ambiente online melhora índices de retenção e de aprendizagem. Essa relação depende tanto dos recursos tecnológicos quanto das características de cada participante em sua “presença social” (COELHO e TEDESCO, 2017). O estabelecimento de uma conexão mais “humana” é defendido  e entendido por Netto e Perpétuo (2010) como afetividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para essa humanização e desenvolvimento da afetividade, as autoras sugerem algumas estratégias, como dinâmicas de apresentação pessoal em um fórum de discussão  a partir da escolha de uma imagem de um objeto que represente uma característica sobre sua própria personalidade ou algo sobre sua vida.

Recomendações de como estabelecer conexões mais humanas nos AVA

Além de, ou em vez de, uma apresentação textual ou por meio de figuras, podemos utilizar vídeos  curtos a serem compartilhados nos fóruns.

Os vídeos podem ser uma apresentação pessoal, verbalizando informações como formação acadêmica, família, hobbies, expectativas sobre o curso, ou podem ser vídeos com as próprias pessoas realizando alguma atividade que faz parte de suas vidas (como tocar um instrumento musical ou cantar, praticar esporte, meditar, cozinhar etc) ou, ainda, um vídeo em que as pessoas filmem seus ambientes de estudo e apresentem seus familiares de modo a conhecermos um pouco o contexto de cada um(a).

Essa apresentação inicial, além de um meio de socialização, pode ser, também, uma forma de diagnosticar saberes que @s participantes já trazem relacionados ao curso ou a uma disciplina específica.

O desenvolvimento do senso de pertencimento a uma comunidade de aprendizagem é uma experiência ao longo do curso, não se limitando às apresentações iniciais. Trabalhos em grupos utilizando o aplicativo Padlet, que permite a postagem simultânea de diversos tipos de arquivos (texto, imagem, áudio, vídeo), podem ser uma estratégia para aproximar as pessoas online. A webconferência  também é outra opção para promover o “estar junto virtual”.

Link para o texto:

Silva, Patrícia Grasel da; Lima, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. RENOTE. 16 (1), 2018, p. 83-92.

Padlet como Ambiente Virtual de Aprendizagem

Fórum como espaço de construção de conhecimentos