Profª. Dra. Rosana Amaro

Faculdade de Educação Física/UnB

Educação Online

Falar de Educação Online (EOL) é compreender a educação mediada por computador (EMC), mas derivada das diferentes formas de EaD advindas dos processos educativos motivados pela internet.

Para o Prof. Moran (2003), a educação online ocorre em diferentes situações e segmentos educacionais, desde a educação infantil até a pós-graduação, do ensino formal ao informal, e compreende desde cursos totalmente online, semipresenciais, até cursos presenciais com atividades online complementares que extrapolam a sala de aula dada a utilização da Internet.

A educação online, na perspectiva da cultura digital, pressupõe o processo de autoria, de interação social, o movimento comunicacional e pedagógico dos sujeitos envolvidos para a garantia da interatividade e da cocriação (Santos).

As chamadas Tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. As TDIC influenciam grande parte das nossas ações e têm alterado o nosso modo de viver, de aprender e de ensinar.

As tecnologias associadas à educação possibilitam novas perspectivas para o desenvolvimento da educação, seja no campo formal ou informal, na modalidade online ou em desenhos híbridos (presencial e a distância).

Acesse o texto Uso das TIC na educação superior a distância de autoria de Welinton Baxto, Vânia Lúcia Quintão Carneiro

O artigo discute como os professores que se envolvem em processos de formação mediados pelas TDIC ampliam seus saberes e buscam articular a sua forma de ensino integrando as tecnologias e design.

Docência online

A docência online surge na sociedade tecnológica e traz como referência os saberes da docência presencial, além de demandar que novos saberes sejam acrescentados.

O contexto de atuação também se altera, entretanto, a base dessa construção se dará fundamentalmente na relação professor-aluno. Ainda, o novo contexto de atuação pressupõe um rompimento com a lógica da concepção tradicional e prospecta estratégias comunicacionais que sejam capazes de assegurar a interação e a mediação entre os sujeitos.

Abordagem: funções do professor online

A função pedagógica refere-se a ações que auxiliam o processo de aprendizagem do estudante ou de seu grupo. As ações decorrentes da função pedagógica estão intimamente ligadas às questões de conteúdo, situações e estratégias de aprendizagem e, por isso, influenciam significativamente o desenvolvimento de um ambiente favorável e facilitador para a aprendizagem.

Na função social, o professor deve valorizar o processo comunicativo com o estudante, função essa que está associada a um contexto social de aprendizagem propício ao desenvolvimento e fortalecimento das relações interpessoais.

Na função gerencial, o professor deve desempenhar atividades que desencadeiam ações eficientes, principalmente, questões administrativas de gerenciamento da sala de aula virtual. Essa função envolve ações para resolução de problemas nos diversos níveis da oferta do curso.

Já a função de suporte técnico compreende amplo domínio tecnológico e fluxo de aprendizagem e inclui, ainda, as contribuições do professor para facilitar a apropriação e o uso das tecnologias, favorecendo ao estudante o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas.

Docência Online em prática

Abordagem: competências na docência online

Vamos pensar as competências da Docência Online na prática?

O professor na docência online assume papéis e funções que são indissociáveis das competências necessárias para atuar em processo de educação online.

A concepção (design), organização e gestão do plano docente requer um conjunto de ações e atividades sobre a concepção da disciplina. Envolve, principalmente, os aspectos de planejamento, de organização e de gestão do plano de ensino.