Configurando os recursos

Profa. Dra. Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Faculdade de Educação - Departamento de Planejamento e Administração/UnB

Profa. Msc. Janaína Angelina Teixeira

Secretaria de Educação do DF (SEDF)

Profa. Dra. Lívia Veleda de Sousa e Melo

Centro de Educação a Distância da UnB

Profa. Dra. Wilsa Maria Ramos

Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento/UnB

Prof. Dr. Marcello Ferreira

Instituto de Física/UnB

Currículo Lattes

Neste tópico, vamos conversar especificamente a respeito da seleção e configuração dos recursos para a sua sala no Moodle. Neste momento, você deve olhar seu planejamento e escolher o melhor recurso, ferramenta ou atividade para alcançar o objetivo de aprendizagem proposto. Veja algumas dicas:

a) Selecionando os Recursos:

Arquivo: O recurso arquivo permite que você insira diversos arquivos no ambiente virtual de aprendizagem, em formato Word, PDF, Excel, entre outros.

Você pode utilizar o PDF para inserção dos conteúdos da disciplina. Para deixar esse arquivo mais agradável, você pode utilizar os recursos gráficos disponíveis na página do CEAD, bem como alguns softwares de criação de conteúdo, como o Canva.

DICA! Para deixar seus arquivos mais agradáveis visualmente, você pode utilizar o “Canva” para criação de capas, edição do arquivo como um todo e a criação de banners e revistas. Veja como é simples. Utilizaremos como exemplo, a plataforma Canva, que é um programa on-line de produção de conteúdos visuais.

Clique aqui e assista o tutorial! Acesse a plataforma Canva clicando aqui.

Atenção: quando iniciamos a produção de material didático para cursos on-line, precisamos pensar na perspectiva do estudante para que os materiais elaborados atendam às suas necessidades educacionais e, assim, os objetivos de aprendizagem do curso/disciplina sejam alcançados.

Na página do CEAD, você encontrará estilos para as nove áreas do conhecimento da Capes, com os seguintes materiais:

a) modelo de banner: para utilização no topo da disciplina;

b) modelo de grids: para utilização em cada módulo/unidade;

c) modelo de protótipo de template: para elaboração de telas com conteúdos interativos;

d) modelo de Word com a mesma arte do protótipo da área: para elaboração do conteúdo da disciplina;

e) modelos de avatares: para utilização como interlocutores do conteúdo, trazendo mais dialogicidade ao material didático.

Caso você opte por não utilizar os modelos disponíveis na página do CEAD, sugere-se que escolha até cinco cores para pensar a paleta de cores da sua disciplina, sendo duas cores principais e três complementares, assim, seu material ficará mais harmônico para o leitor!

Livro: o livro é um recurso em que você consegue inserir texto, links e vídeos, bem como um sumário para o conteúdo a ser criado. Esse recurso pode ser utilizado para criação de conteúdo da disciplina.

Página: o recurso página permite que você crie um link para uma tela que pode exibir diversos tipos de conteúdos, como imagem, vídeo, áudio, texto ou todos eles na mesma página. Você pode utilizar esse recurso para inserir conteúdos que necessitam de várias mídias ou como Roteiro da Semana.

Exemplos:

Roteiro da Semana:

“Olá, alun@!

Hoje (xx/xx/xxxx), iniciamos o Módulo xx – xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Esse módulo é composto pelas seguintes atividades:

• realizar a leitura do conteúdo do Módulo xxx, cujo material está disponível na biblioteca ou navegar pelas telas interativas do Módulo xx;
  • participar do Fórum Temático do Módulo xx (atividade pontuada);
  • responder ao Questionário – Módulo xx (atividade pontuada).

Lembre-se de que o prazo para participar do fórum temático termina às 23h55 do dia xx/xx/xxxx; para responder ao questionário, o prazo é até às 23h55 do dia xx/xx/xxxx.

Dica: Não deixe as atividades para o último dia, pois a plataforma pode ficar lenta com o grande número de acessos concomitantes e você pode não conseguir realizar as atividades propostas.

Aguardo sua participação e me coloco à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Fechamento (Abraço:/Atenciosamente/Saudações!)

Fulano de tal”

Pasta: muito utilizado como “Biblioteca” da disciplina, basta renomeá-lo. Alguns professores utilizam a biblioteca por Unidade/módulo e outros preferem uma biblioteca geral para toda a disciplina. Acerca das duas opções:

• Biblioteca geral: mesmo sendo geral, você consegue organizar subpastas o que facilita para o estudante no momento de encontrar o material desejado;
  • Biblioteca por unidade/módulo: os materiais dos módulos/unidades podem ficar disponíveis no próprio tópico/grid. Um ponto a se analisar é a quantidade de pastas que o professor terá que criar e administrar.

Rótulo: é utilizado, principalmente quando o professor escolhe utilizar o formato de curso “tópico”, assim o recurso é utilizado para marcar a entrada de um novo assunto na sala de aula e para separar materiais.

Clicando nos textos a seguir, você tem acesso a tutoriais para ajudá-lo na configuração de alguns destes recursos do Moodle: