Ao acessar o link de sua disciplina, você terá acesso a uma sala virtual com uma estrutura básica. Para começar a edição, clique em “Ativar edição”:

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Na imagem abaixo, inserimos marcadores para identificar alguns elementos descritos a seguir:

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a) SUMÁRIO DA DISCIPLINA

Utilizado para identificar a disciplina, indicando o(a) professor(a) responsável, o cronograma de atividades e o fórum de notícias.

Você pode editar o Sumário e acrescentar um banner com uma imagem representativa de sua disciplina. Procure inserir imagens de até 2 MB para que todos os estudantes possam acessar esse recurso com facilidade. Você também pode buscar alguns modelos de banner no Banco de Soluções.

O Banco de Soluções é um repositório de recursos gráficos e de templates customizáveis, os quais você pode utilizar da forma que achar mais conveniente. Esses materiais estão separados por área de conhecimento. Além disso, o Banco de Soluções dispõe de avatares e ícones que podem fazer toda a diferença nos materiais didáticos de sua disciplina. Consulte: https://riu.cead.unb.br/acervo/recursos-graficos

Clique aqui e veja como inserir um banner na sua disciplina.

No Sumário, você pode inserir informações a respeito do(a) professor(a) responsável pela disciplina, além de monitores e contatos. Também, é possível inserir o cronograma da disciplina. No Banco de Soluções, você encontra templates de cronogramas.

E como fazer isso tudo? Adicione recursos como Página ou Arquivo. Veja os tutoriais a seguir.

COMO CONFIGURAR PÁGINA: o recurso Página permite que você crie um link para uma tela que pode exibir diversos tipos de conteúdos, como imagem, vídeo, áudio e texto, ou todos eles na mesma página. Assista ao tutorial que preparamos sobre como editar uma “página”:

COMO CONFIGURAR ARQUIVO: o recurso Arquivo permite inserir diversos arquivos no ambiente virtual de aprendizagem, em formato Word, PDF, Excel, entre outros. Assista ao tutorial a seguir:

  • Tutorial Moodle “Recurso ARQUIVO – como configurar” (versão narrada):

https://www.youtube.com/watch?v=jsmoi-WFZtg&feature=emb_title

ATENÇÃO! Ao utilizar o recurso, observe o tamanho do arquivo a ser disponibilizado. Arquivos muito grandes dificultam o acesso do estudante ao recurso e, ainda, podem prejudicar o desempenho do ambiente virtual. Dê preferência sempre para disponibilizar links externos ao Aprender ao invés de inserir arquivos grandes diretamente no ambiente.

No Sumário, você tem disponível, ainda, o Fórum de Avisos.

ATENÇÃO: o Fórum de Avisos não permite que os estudantes respondam aos tópicos postados pelo(a) professor(a). Ele é somente para o compartilhamento de informações importantes da disciplina fornecidas pelo(a) professor(a). Os estudantes recebem, automaticamente, cópia de todas as mensagens postadas no Fórum de Avisos, em seus e-mails. Caso você opte por não utilizar o Fórum de Avisos, é possível ocultá-lo ou excluí-lo.

 

b) BLOCO ADMINISTRAÇÃO

No bloco Administração, você pode configurar sua sala virtual.

Para isso, assista ao seguinte tutorial:

  • Tutorial Moodle “Como configurar a exibição da sala de aula” (versão narrada):

https://www.youtube.com/watch?v=bQZXLuQfo7A&feature=emb_title

Como você viu no tutorial, nas configurações da sala, é possível optar por diferentes formatos de curso. Quer saber quais são eles? Então, acesse: https://riu.cead.unb.br/orientacoes/2-publicacoes/106-concepcoes-didatico-pedagogicas-por-tras-dos-formatos-do-moodle

Em seguida, assista ao vídeo:

  • “Formatos de cursos no Moodle – Tópico, Grade ou Trilha”:

https://youtu.be/ZlbPQAgYjSU

Mais uma dica: em uma sala virtual, você pode ter uma turma ou mais turmas de uma mesma disciplina. Caso queira trabalhar com mais de uma turma na mesma sala, assista ao tutorial de como configurar a turma em grupos separados:

 

c) TÓPICOS

Nos tópicos de sua disciplina, você vai dispor os recursos e as atividades. Veja quais são os recursos e as atividades disponíveis no Aprender 3.